terça-feira, 15 de outubro de 2013

Relatório da atividade final


 
Relatório da atividade final

“A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ter sido inventada.”

  O uso das TIC’s na educação não ocorre apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas também em diversas áreas do conhecimento, assim como nos variados setores profissionais. A utilização das tecnologias tem adquirido grande relevância no cenário educacional. O emprego desses recursos como instrumento de aprendizagem e tem aumentado de forma rápida nas escolas.

Os alunos das séries iniciais do ensino fundamental ainda estão se adaptando com a linguagem escrita formal, apresentam ainda muitos erros ortográficos e gramaticais. Mediante a utilização de TIC’s o próprio aluno pode perceber e consertar seus erros. Com o objetivo de colaborar para a melhoria na aprendizagem por meio de atividades interessantes.
Essa comunicação contínua, essa possibilidade de poder expressar suas ideias sobre o que se está aprendendo é extremamente válida para o desenvolvimento do conhecimento. O papel do docente é cada de mediador/facilitador, aquele que observa o desenvolvimento do aluno e o auxilia a dar o próximo passo em direção ao conhecimento.

É importante que o professor reflita a respeito dessa nova realidade, repensando sua prática de modo a realizar ações que permitam lidar, com essa nova realidade, assim como construí-la. Para que isso ocorra o professor deve ministrar sua aula no laboratório de informática e não esperar que uma terceira pessoa faça isso por ele. 

Sou professora há 17 anos e  desde que comecei a lecionar procurava  trabalhar utilizando TV, vídeo cassete, spin light, aparelho de som, já que naquela época a informática ainda estava engatinhando, nem as secretarias das escolas eram informatizadas. Pois bem, pude observar que os alunos tinham total familiaridade com a TV e o vídeo cassete. Com decorrer do tempo fomos tendo acesso à novas tecnologias, enquanto os adultos foram timidamente aprendendo a ler o manual, as crianças ao contrário descobriram a funcionalidade testando os aparelhos. Hoje quando trabalho com meus alunos utilizando alguma mídia, fico maravilhada com a capacidade que eles tem de manusear os recursos oferecidos. Na aula no laboratório de informática que preparei na disciplina Informática e Internet, trabalhei com eles o uso de uma webquest e do blog, eles tiraram de letra a aula a impressão que tenho que nasceram utilizando o computador, mesmo aqueles que não possuem computadores realizaram a atividade com dinamismo.

Acredito que é necessário que o professor ensine seus alunos com carinho e afetividade, não apenas conhecendo as dificuldades na aprendizagem ou suas potencialidades, mas, sobretudo saber quem é seu aluno, seus sonhos, seus medos, suas preferências.

Concordo sim com Ciço já que a educação que muitas vezes a escola oferece não é muito significativa ou interessante ao aluno, o que geralmente desestimula o aluno. As vezes nós professores esquecemos que nossos alunos tem conhecimentos anteriores à escola, que tem irmãos e aprendem com eles, que assistem TV e que acessam a internet. Quando esquecemos isso desvalorizamos nossos alunos como seres pensantes. Como dizia Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Procuro mostrar aos meus alunos que quase tudo que trabalhamos eles podem utilizar na vida cotidiana,

A aplicação do planejamento da disciplina anterior me trouxe uma excelente experiência com meus alunos. Fiz uma webquest Pedro e a raposa , eles tinham que montar grupos, responder as perguntas e montar um texto e depois postar no blog. Quando planejei a atividade, pensei que me daria muito trabalho ensiná-los a publicar seus textos no blog, mas para a minha surpresa eles executaram as tarefas de maneira dinâmica e com grande desenvoltura. Eles gostaram muito e já estou preparando mais aulas que utilizam as TIC’s, já tenho muitas ideias.

Para incentivar a escrita, usa-se a leitura de um conto, história ou obra completa. Após leituras dirigidas, pede-se aos alunos que recontem o que ouviram e leram com suas próprias palavras. Esse tipo de atividade favorece a fixação da estrutura narrativa. Pede-se aos alunos que leiam livros à sua escolha e façam um resumo ou resenha da história.

Os textos de Rubem Alves “Perguntas de criança” e “Gaiolas ou asas?” me faz refletir bastante a respeito da minha prática pedagógica, tenho procurado não engaiolar meus alunos e sim dar a eles a oportunidade de falarem e perguntarem, também permito que eles se interajam e que conversem sei que isso às vezes é avaliado por meus colegas como uma turma sem educação. Mas ao contrário daquilo que alguns pensam vejo meus alunos como pessoas que pensam e que são críticos, que sabem se calar na hora apropriada e que participam ativamente quando é proposta alguma atividade.

A disciplina Integração em Mídias na Educação foi muito interessante e trouxe grande aprendizado, acredito que os textos e as atividades propostas nesse curso possibilitaram que minhas aulas se tornassem mais dinâmicas e interessantes. Aprendi a usar o wiki e tornar o Facebook um aliado nas minhas aulas.

Agradeço à professora Adelma, ao Thiago, ao Erasmo e a Sirlane pelo empenho e paciência.

 

 

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